quinta-feira, 29 de novembro de 2018


Nome da oficina: História em Quadrinhos aplicada ao ensino de química
Ministrantes: Ana Elisa Teixeira Alcoba e Thamaris de Melo Souza licenciandos em Química do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre
Objetivos da oficina: Desenvolver as principais características das histórias em quadrinhos, bem como, a sua construção aplicada ao ensino de química, com o auxílio do site toondoo.
Introdução
A química é uma ciência relativamente experimental, mostra-se também com um lado visual e teórico. Muitas das teorias utilizadas para explicar conceitos químicos são abstratas, por isso a importância de contextualizar a matéria, aproximando-a do cotidiano dos alunos (SANTOS, et al., 1999).
Para sanar as dificuldades enfrentadas pelo ensino de Química é necessário que as teorias e conceitos das disciplinas pertencentes a esta área sejam aplicadas com uma abordagem diferente da tradicional, utilizando diferentes recursos didáticos como vídeos, dispositivos eletrônicos, teatro, história em quadrinhos, entre outros, os quais possam desmistificar a Química como essa ciência de leis isoladas para os alunos decorarem. Nesse sentido, o uso dos quadrinhos pode auxiliar na abordagem dos conteúdos disciplinares, mostrando novas alternativas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem (MORTIMER, 1998).
As histórias construídas através do site podem ser utilizadas na explicação do conteúdo na elaboração de provas e atividades. Deste modo, o uso apropriado da tecnologia para o ensino de química tem que propiciar ao aluno uma visão mais ampla do assunto estudado o que possibilite uma melhor compreensão, não deixando de lado a realidade do aluno. Assim, o conhecimento mediado pela tecnologia pode ajudar o aluno a transformar as informações em seu próprio senso comum (FERREIRA, et al., 2009).
As histórias em quadrinhos (HQ) ou comics são as formas textuais mais difundidas entre crianças, adolescentes e até mesmo entre os adultos, pois formam um conjunto de textos e desenhos com um grau de sofisticação que prendem a atenção do leitor. Existem algumas características que definem as histórias em quadrinhos, tais como, as onomatopeias, os balões, os desenhos em quadros, fácil vocabulário e os personagens (VERGUEIRO, et al,. 2009).
O uso das TICs no processo de ensino-aprendizagem possibilita um método efetivo de aprendizado, pois quando utilizado com objetividade esta metodologia favorece o processo de ensino aprendizado. Contudo, para alcançar os objetivos esperados no ensino usando as tecnologias é preciso que não somente o professor se manifeste com elas, mas a escola se disponibilize para ajudar o professor nesta etapa, por isso é importante que a comunidade escolar se mobilize para disponibilizar recursos e cursos de capacitação, possibilitando que os professores concretizem um trabalho mais objetivo e efetivo (MONTEIRO, 2010).


Metodologia
Esta oficina tem a proposta de introduzir conceitos de linguagem utilizado em Histórias em Quadrinhos, bem como sua construção através de sites desenvolvidos para facilitar a construção das HQ’s. O uso de histórias em quadrinhos como recurso metodológico possibilita a maior assimilação do conteúdo pelo aluno, pois além de estarem inseridas no cotidiano, agrupam a linguagem verbal e não verbal, chamando assim a atenção e instigando a curiosidade dos alunos (RAMOS; VERGUEIRO, 2009).
Com o uso de HQ’s o professor consegue incentivar o habito da leitura, e também consegue aproximar o vocabulário científico do cotidiano do aluno, possibilitando debates entre professores e alunos e até mesmo entre os próprios alunos, as vezes fora do horário de aula, tornando o processo de ensino aprendizagem mais efetivo. (RAMOS; VERGUEIRO, 2009).
O intuito desta oficina é de apresentar ferramentas para que os participantes consigam utilizar esta metodologia de ensino, tornando a química menos abstrata e mais atrativa.

Desenvolvimento
1- SENSIBILIZAÇÃO: Exemplificar o uso de quadrinhos em provas, exames e atividades, trazendo um artigo de relatos dos alunos que vivenciaram essa metodologia.
2- CONDUÇÃO: Será explicada a origem da história em quadrinhos, a linguagem utilizada e como ela pode auxiliar no ensino de química. A parte prática envolve a construção pelos próprios participantes de tirinhas envolvendo conceitos químicos.
3- RETOMADA: Utilização do folder previamente elaborado para que os participantes tenham um manual de consulta rápida.
4- AVALIAÇÃO: Será proposto um questionário com o auxílio dos formulários online.
Conclusão
A partir desta oficina pudemos perceber que os alunos ficaram bem interessados no tema. O breve histórico a respeito do desenvolvimento dos HQ’s ao longo da história proporcionou tanto interesse quanto a criação da HQ. Gostamos bastante de comentários de alunos que iriam usar as HQ’s tanto na vida pessoal, para fazer cartões, quanto na vida profissional. Um dos alunos utilizou o mesmo programa para criar uma HQ e ilustrar o folder da próxima oficina, demonstrando a utilidade e eficiência do método.
O questionário, no Apêndice 1 foi respondido por 8 alunos somente: Fabio, Thamaris, Augusto, Carolina, Cynthia, André, Vanessa e Priscilla. Obtivemos as seguintes respostas:
  
Como foi possível perceber obtivemos muitas respostas afirmativas e uma porcentagem de dúvida. Significando que uma porcentagem dos alunos gostou e acredita que o método irá funcionar e outra porcentagem ainda tem insegurança para aplicar o método.
OBSERVAÇÃO: Computadores com acesso à internet e ao Adobe Flash Player
Data e horário: 04/10/2018
Carga horária: 50 minutos
Local: Laboratório de informática
Público-alvo: Alunos e professores da área de ensino
Número máximo de participantes: 25-30


Referências
FERREIRA, D.M.; FRACETO, L. F.; LEONARDO, F. Histórias em Quadrinhos: Uma Ferramenta para o Ensino de Química. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA,7º, 2009, Salvador/BA. Anais. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Química, 2009.
MORTIMER, E. F. Sobre chamas e cristais: a linguagem cotidiana, a linguagem científica e o ensino de Ciências- Ciências, Ética e Cultura na Educação. 1. Ed. São Leopoldo: Unisinos, p. 099-118, 1998.
SANTOS, F. M. T.; MORTIMER, E. F. Estratégias e táticas de resistência nos primeiros dias de aula de química. Química Nova na Escola, nº 10, novembro, 1999.
VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. Quadrinhos na Educaçãoda rejeição à prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.
MONTEIRO, B. A. P. O Portal Eletrônico Interativo: Contexto, Estrutura, Possibilidades de Navegação e Discursos sobre Formação de Professores de Química. Química Nova na Escola, v. 32, 2010.
RAMOS, P.; VERGUEIRO, W. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2009.




























Plano de aula – Tema: Polaridade e Solubilidade- AULA PRÁTICA
Tempo de aula: 45-50 min. Professora: Thamaris de Melo Souza.
Turma: 1º Ano D do Ensino Médio
Introdução: No que se refere à solubilidade: os compostos se dissolverão bem em solventes com polaridades semelhantes. Os compostos iônicos e os polares tendem a se dissolver bem em solventes polares e os compostos pouco polares tendem a se dissolver bem em solventes pouco polares. O tamanho da cadeia carbônica solubilidade em água, mesmo alcoóis e ácidos carboxílicos, que são muito solúveis em água, tem sua solubilidade diminuída com o aumento da cadeia carbônica, pois dessa forma se aumenta o caráter apolar.
Conhecimento Prévio: Conceitos soluções homogêneas e heterogêneas; solubilidade; polaridade.
Objetivos: Conseguir aprofundar os conhecimentos dos alunos a respeito de solubilidade e as suas especificidades; dos tipos de soluções homogêneas e heteregonêneas; e da polaridade. Através das explanações e discussões com os discentes durante a aula e dos experimentos práticos.
Recursos Didáticos: Lousa, giz, álcool 96°, óleo de cozinha, sal de cozinha, água, terra, leite e corante de alimentos a base de água.
Desenvolvimento: A metodologia escolhida para essa aula é a aula expositiva dialogada, com auxílio de experimentação prática, onde por meio de exemplificações e dúvidas o tema será trabalhado de maneira interligada e mais aprofundada, levando em consideração o conteúdo prévio apreendido e o as vivências dos discentes.
Finalização e Avaliação: Será feito alguns experimentos, e durante a condução dos mesmos serão realizados alguns questionamentos e depois será feito um breve resumo na lousa em conjunto com os alunos, levantando os pontos principais das diferenças de polaridade e de como elas interferem na solubilidade  A avaliação acontecerá de forma processual e contínua. E por meio dessa interação, será possível verificar se eles estão apreendendo o conteúdo, conseguindo compreender a sua importância e aplicabilidade no dia-a-dia. 
Referências:
ANTUNES, M. T.; NOVAIS, V. L. D. Vivá: química: volume 1: ensino médio- Curitiba : Positivo , 2016.
LISBOA, J. C. F.; et al. Ser Protagonista - Química, 1º Ano - Ensino Médio. 3. ed. São Paulo, Edições SM, 2016.


Plano de Aula
Professora: Thamaris de Melo Souza              Turma: 2º Ano do Ensino Médio
Tema da Aula: Os Elementos que mudaram o rumo da história da Humanidade- Os Curie e seus amigos
Objetivos: Aprender a história da radioatividade, dos elementos radioativos, do uso do raio-x e da indivisibilidade dos átomos.
Aprender que no âmbito das pesquisas científicas, homens e mulheres não possuem nenhuma distinção. Basta coragem, conhecimento e persistência.
Recursos: Pincel, lousa e data-show.
Desenvolvimento: Será feito algumas perguntas no início da aula, que serão o ponto de partida da aula. Será passado um documentário sobre a radioatividade e Os Curie. Será realizado alguns apontamentos pontuais sobre o documentário, conforme abaixo:
Tempo do (documentário) em minutos
Assuntos a serem observados
06:00 a 08:00
Descoberta do urânio, rádio e do polônio. E da radioatividade
10:00 a 12:00
O decaimento dos elementos radioativos e da estrutura dos átomos
12:00 a 13:00
O primeiro teste contra as células cancerígenas
13:00 a 14:00
O 1º Prêmio Nobel dos Curie  e de Becquerel
15:00 a 15:30
O 2º Prêmio Nobel de Marie Curie
16:30 a 17:00
O Uso do rádio no tratamento do câncer
18:00 a 19:30
A descoberta da radioatividade artificial e dos elementos que poderiam ser sintetizados artificialmente
19:30 a 25: 00
A influência da radioatividade na família Curie e como elas mudaram o curso da história da humanidade

Fechamento: Será feito uma breve retomada em forma de resumo os assuntos abordados. Depois será proposto um trabalho para dar continuidade no assunto.
Metodologia: Utilização da lousa, com aula expositiva- dialogada. E de um documentário para explanar os assuntos abordados.
Avaliação: Será formativa, no decorrer do processo de aula, com participação nas perguntas, respostas, indagações e na confecção do trabalho .
Referências:
Documentário- Radioatividade- Os Curies. Disponível do You Tube. Acesso: 30 de Agosto de 2018.
LISBOA, J. C. F.; et al. Ser Protagonista - Química, 3º Ano - Ensino Médio. 3. ed. São Paulo, Edições SM, 2016.
FONSECA, M. R. M. Química 3 : Ensino Médio. 2. ed. São Paulo, Ática, 2016.
USBERCO, J. ; SALVADOR, E. Química, volume 3 : química orgânica. 13. ed. São Paulo, Saraiva, 2014.



Plano de Aula
Professora: Thamaris de Melo Souza              Turma: 3º A do Ensino Médio
Tema da Aula: Funções Orgânicas Aminas e Amidas
Objetivos:
v  Aprender as propriedades das Aminas e Amidas.
v  Identificar as funções orgânicas Amina e Amidas e suas nomenclaturas.

Recursos: Giz e lousa.
Introdução: Amina é todo composto orgânico derivado da amônia, NH3, pela troca de um, dois ou três hidrogênios por substituintes orgânicos (cadeias carbônicas) As amidas pertencem à classe dos compostos carbonílicos. Amida é todo composto que possui o nitrogênio ligado diretamente a um grupo carbonila.

Desenvolvimento: Será explicado sobre o que é uma função Amina; suas características; nomenclaturas correspondentes e suas propriedades físico-químicas. Será falado também sobre a função Amida; suas características; nomenclaturas correspondentes e suas propriedades físico -químicas.
Fechamento: Será feito um breve resumo sobre as funções orgânicas nitrogenadas Aminas e Amidas.
Metodologia: Utilização da lousa, com aula expositiva- dialogada.
Avaliação: Será formativa, no decorrer do processo de aula, com participação nas perguntas, respostas e indagações.
Referências:
ANTUNES, M. T.; NOVAIS, V. L. D. Vivá: química: volume 3: ensino médio- Curitiba : Positivo , 2016.
LISBOA, J. C. F.; et al. Ser Protagonista - Química, 3º Ano - Ensino Médio. 3. ed. São Paulo, Edições SM, 2016.
FONSECA, M. R. M. Química 3 : ensino médio. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016.


Plano de Aula
Professora: Thamaris de Melo Souza              Turma: 3º B do Ensino Médio
Tema da Aula: Funções Orgânicas Éter e Éster
Objetivos:
v  Aprender as propriedades dos Éteres e Ésteres.
v  Identificar as funções orgânicas Éter e Éster e suas nomenclaturas.

Recursos: Giz e lousa.
Introdução: Os éteres são compostos de cadeia heterogênea. Éter é todo composto que possui o oxigênio entre dois carbonos, como heteroátomo. São muito utilizados como solventes inertes em reações orgânicas e na extração de essências, óleos e gorduras de fontes naturais. Já os ésteres são obtidos a partir da reação (de esterificação) entre ácidos carboxílicos e alcoóis. Os ésteres são usados como essência de frutas e aromatizantes na indústria alimentícia, farmacêutica, cosmética e de perfumes. Constituem também os óleos e as gorduras vegetais e animais, e diversos tipos de cera.

Desenvolvimento: Será explicado sobre o que é uma função Éter; suas características; nomenclaturas correspondentes e suas propriedades físico-químicas. Será falado também sobre a função Éster; suas características; nomenclaturas correspondentes e suas propriedades físico-químicas.
Fechamento: Será feito um breve resumo sobre as funções orgânicas oxigenadas éter e éster.
Metodologia: Utilização da lousa, com aula expositiva- dialogada.
Avaliação: Será formativa, no decorrer do processo de aula, com participação nas perguntas, respostas e indagações.
Referências:
ANTUNES, M. T.; NOVAIS, V. L. D. Vivá: química: volume 3: ensino médio- Curitiba : Positivo , 2016.

LISBOA, J. C. F.; et al. Ser Protagonista - Química, 3º Ano - Ensino Médio. 3. ed. São Paulo, Edições SM, 2016.

FONSECA, M. R. M. Química 3 : ensino médio. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016.

Nome da oficina: História em Quadrinhos aplicada ao ensino de química Ministrantes: Ana Elisa Teixeira Alcoba e Thamaris de Melo Souza l...