quinta-feira, 29 de novembro de 2018


Nome da oficina: História em Quadrinhos aplicada ao ensino de química
Ministrantes: Ana Elisa Teixeira Alcoba e Thamaris de Melo Souza licenciandos em Química do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre
Objetivos da oficina: Desenvolver as principais características das histórias em quadrinhos, bem como, a sua construção aplicada ao ensino de química, com o auxílio do site toondoo.
Introdução
A química é uma ciência relativamente experimental, mostra-se também com um lado visual e teórico. Muitas das teorias utilizadas para explicar conceitos químicos são abstratas, por isso a importância de contextualizar a matéria, aproximando-a do cotidiano dos alunos (SANTOS, et al., 1999).
Para sanar as dificuldades enfrentadas pelo ensino de Química é necessário que as teorias e conceitos das disciplinas pertencentes a esta área sejam aplicadas com uma abordagem diferente da tradicional, utilizando diferentes recursos didáticos como vídeos, dispositivos eletrônicos, teatro, história em quadrinhos, entre outros, os quais possam desmistificar a Química como essa ciência de leis isoladas para os alunos decorarem. Nesse sentido, o uso dos quadrinhos pode auxiliar na abordagem dos conteúdos disciplinares, mostrando novas alternativas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem (MORTIMER, 1998).
As histórias construídas através do site podem ser utilizadas na explicação do conteúdo na elaboração de provas e atividades. Deste modo, o uso apropriado da tecnologia para o ensino de química tem que propiciar ao aluno uma visão mais ampla do assunto estudado o que possibilite uma melhor compreensão, não deixando de lado a realidade do aluno. Assim, o conhecimento mediado pela tecnologia pode ajudar o aluno a transformar as informações em seu próprio senso comum (FERREIRA, et al., 2009).
As histórias em quadrinhos (HQ) ou comics são as formas textuais mais difundidas entre crianças, adolescentes e até mesmo entre os adultos, pois formam um conjunto de textos e desenhos com um grau de sofisticação que prendem a atenção do leitor. Existem algumas características que definem as histórias em quadrinhos, tais como, as onomatopeias, os balões, os desenhos em quadros, fácil vocabulário e os personagens (VERGUEIRO, et al,. 2009).
O uso das TICs no processo de ensino-aprendizagem possibilita um método efetivo de aprendizado, pois quando utilizado com objetividade esta metodologia favorece o processo de ensino aprendizado. Contudo, para alcançar os objetivos esperados no ensino usando as tecnologias é preciso que não somente o professor se manifeste com elas, mas a escola se disponibilize para ajudar o professor nesta etapa, por isso é importante que a comunidade escolar se mobilize para disponibilizar recursos e cursos de capacitação, possibilitando que os professores concretizem um trabalho mais objetivo e efetivo (MONTEIRO, 2010).


Metodologia
Esta oficina tem a proposta de introduzir conceitos de linguagem utilizado em Histórias em Quadrinhos, bem como sua construção através de sites desenvolvidos para facilitar a construção das HQ’s. O uso de histórias em quadrinhos como recurso metodológico possibilita a maior assimilação do conteúdo pelo aluno, pois além de estarem inseridas no cotidiano, agrupam a linguagem verbal e não verbal, chamando assim a atenção e instigando a curiosidade dos alunos (RAMOS; VERGUEIRO, 2009).
Com o uso de HQ’s o professor consegue incentivar o habito da leitura, e também consegue aproximar o vocabulário científico do cotidiano do aluno, possibilitando debates entre professores e alunos e até mesmo entre os próprios alunos, as vezes fora do horário de aula, tornando o processo de ensino aprendizagem mais efetivo. (RAMOS; VERGUEIRO, 2009).
O intuito desta oficina é de apresentar ferramentas para que os participantes consigam utilizar esta metodologia de ensino, tornando a química menos abstrata e mais atrativa.

Desenvolvimento
1- SENSIBILIZAÇÃO: Exemplificar o uso de quadrinhos em provas, exames e atividades, trazendo um artigo de relatos dos alunos que vivenciaram essa metodologia.
2- CONDUÇÃO: Será explicada a origem da história em quadrinhos, a linguagem utilizada e como ela pode auxiliar no ensino de química. A parte prática envolve a construção pelos próprios participantes de tirinhas envolvendo conceitos químicos.
3- RETOMADA: Utilização do folder previamente elaborado para que os participantes tenham um manual de consulta rápida.
4- AVALIAÇÃO: Será proposto um questionário com o auxílio dos formulários online.
Conclusão
A partir desta oficina pudemos perceber que os alunos ficaram bem interessados no tema. O breve histórico a respeito do desenvolvimento dos HQ’s ao longo da história proporcionou tanto interesse quanto a criação da HQ. Gostamos bastante de comentários de alunos que iriam usar as HQ’s tanto na vida pessoal, para fazer cartões, quanto na vida profissional. Um dos alunos utilizou o mesmo programa para criar uma HQ e ilustrar o folder da próxima oficina, demonstrando a utilidade e eficiência do método.
O questionário, no Apêndice 1 foi respondido por 8 alunos somente: Fabio, Thamaris, Augusto, Carolina, Cynthia, André, Vanessa e Priscilla. Obtivemos as seguintes respostas:
  
Como foi possível perceber obtivemos muitas respostas afirmativas e uma porcentagem de dúvida. Significando que uma porcentagem dos alunos gostou e acredita que o método irá funcionar e outra porcentagem ainda tem insegurança para aplicar o método.
OBSERVAÇÃO: Computadores com acesso à internet e ao Adobe Flash Player
Data e horário: 04/10/2018
Carga horária: 50 minutos
Local: Laboratório de informática
Público-alvo: Alunos e professores da área de ensino
Número máximo de participantes: 25-30


Referências
FERREIRA, D.M.; FRACETO, L. F.; LEONARDO, F. Histórias em Quadrinhos: Uma Ferramenta para o Ensino de Química. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA,7º, 2009, Salvador/BA. Anais. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Química, 2009.
MORTIMER, E. F. Sobre chamas e cristais: a linguagem cotidiana, a linguagem científica e o ensino de Ciências- Ciências, Ética e Cultura na Educação. 1. Ed. São Leopoldo: Unisinos, p. 099-118, 1998.
SANTOS, F. M. T.; MORTIMER, E. F. Estratégias e táticas de resistência nos primeiros dias de aula de química. Química Nova na Escola, nº 10, novembro, 1999.
VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. Quadrinhos na Educaçãoda rejeição à prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.
MONTEIRO, B. A. P. O Portal Eletrônico Interativo: Contexto, Estrutura, Possibilidades de Navegação e Discursos sobre Formação de Professores de Química. Química Nova na Escola, v. 32, 2010.
RAMOS, P.; VERGUEIRO, W. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2009.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome da oficina: História em Quadrinhos aplicada ao ensino de química Ministrantes: Ana Elisa Teixeira Alcoba e Thamaris de Melo Souza l...