Nome da oficina: História
em Quadrinhos aplicada ao ensino de química
Ministrantes: Ana
Elisa Teixeira Alcoba e Thamaris de Melo Souza licenciandos em Química do
IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre
Objetivos
da oficina: Desenvolver as principais características
das histórias em quadrinhos, bem como, a sua construção aplicada ao ensino de
química, com o auxílio do site
toondoo.
Introdução
A química é uma ciência relativamente
experimental, mostra-se também com um lado visual e teórico. Muitas das teorias
utilizadas para explicar conceitos químicos são abstratas, por isso a
importância de contextualizar a matéria, aproximando-a do cotidiano dos alunos
(SANTOS, et al., 1999).
Para sanar as dificuldades enfrentadas
pelo ensino de Química é necessário que as teorias e conceitos das disciplinas
pertencentes a esta área sejam aplicadas com uma abordagem diferente da
tradicional, utilizando diferentes recursos didáticos como vídeos, dispositivos
eletrônicos, teatro, história em quadrinhos, entre outros, os quais possam
desmistificar a Química como essa ciência de leis isoladas para os alunos
decorarem. Nesse sentido, o uso dos quadrinhos pode auxiliar na abordagem dos
conteúdos disciplinares, mostrando novas alternativas para melhorar o processo
de ensino-aprendizagem (MORTIMER, 1998).
As histórias construídas através do site
podem ser utilizadas na explicação do conteúdo na elaboração de provas e
atividades. Deste modo, o uso apropriado da tecnologia para o ensino de química
tem que propiciar ao aluno uma visão mais ampla do assunto estudado o que
possibilite uma melhor compreensão, não deixando de lado a realidade do aluno.
Assim, o conhecimento mediado pela tecnologia pode ajudar o aluno a transformar
as informações em seu próprio senso comum (FERREIRA, et al., 2009).
As histórias em quadrinhos (HQ) ou comics
são as formas textuais mais difundidas entre crianças, adolescentes e até mesmo
entre os adultos, pois formam um conjunto de textos e desenhos com um grau de
sofisticação que prendem a atenção do leitor. Existem algumas características
que definem as histórias em quadrinhos, tais como, as onomatopeias, os balões,
os desenhos em quadros, fácil vocabulário e os personagens (VERGUEIRO, et al,.
2009).
O uso das TICs no processo de
ensino-aprendizagem possibilita um método efetivo de aprendizado, pois quando
utilizado com objetividade esta metodologia favorece o processo de ensino
aprendizado. Contudo, para alcançar os objetivos esperados no ensino usando as
tecnologias é preciso que não somente o professor se manifeste com elas, mas a
escola se disponibilize para ajudar o professor nesta etapa, por isso é
importante que a comunidade escolar se mobilize para disponibilizar recursos e
cursos de capacitação, possibilitando que os professores concretizem um
trabalho mais objetivo e efetivo (MONTEIRO, 2010).
Metodologia
Esta oficina tem a proposta de introduzir
conceitos de linguagem utilizado em Histórias em Quadrinhos, bem como sua
construção através de sites
desenvolvidos para facilitar a construção das HQ’s. O uso de histórias em
quadrinhos como recurso metodológico possibilita a maior assimilação do
conteúdo pelo aluno, pois além de estarem inseridas no cotidiano, agrupam a
linguagem verbal e não verbal, chamando assim a atenção e instigando a
curiosidade dos alunos (RAMOS; VERGUEIRO, 2009).
Com o uso de HQ’s o professor consegue
incentivar o habito da leitura, e também consegue aproximar o vocabulário
científico do cotidiano do aluno, possibilitando debates entre professores e
alunos e até mesmo entre os próprios alunos, as vezes fora do horário de aula,
tornando o processo de ensino aprendizagem mais efetivo. (RAMOS; VERGUEIRO,
2009).
O intuito desta oficina é de apresentar
ferramentas para que os participantes consigam utilizar esta metodologia de
ensino, tornando a química menos abstrata e mais atrativa.
Desenvolvimento
1- SENSIBILIZAÇÃO: Exemplificar o uso de
quadrinhos em provas, exames e atividades, trazendo um artigo de relatos dos
alunos que vivenciaram essa metodologia.
2- CONDUÇÃO: Será explicada a origem da
história em quadrinhos, a linguagem utilizada e como ela pode auxiliar no
ensino de química. A parte prática envolve a construção pelos próprios
participantes de tirinhas envolvendo conceitos químicos.
3- RETOMADA: Utilização do folder
previamente elaborado para que os participantes tenham um manual de consulta
rápida.
4- AVALIAÇÃO: Será proposto um
questionário com o auxílio dos formulários online.
Conclusão
A partir desta oficina pudemos perceber
que os alunos ficaram bem interessados no tema. O breve histórico a respeito do
desenvolvimento dos HQ’s ao longo da história proporcionou tanto interesse
quanto a criação da HQ. Gostamos bastante de comentários de alunos que iriam
usar as HQ’s tanto na vida pessoal, para fazer cartões, quanto na vida
profissional. Um dos alunos utilizou o mesmo programa para criar uma HQ e
ilustrar o folder da próxima oficina, demonstrando a utilidade e eficiência do
método.
O questionário, no Apêndice 1 foi
respondido por 8 alunos somente: Fabio, Thamaris, Augusto, Carolina, Cynthia,
André, Vanessa e Priscilla. Obtivemos as seguintes respostas:
Como
foi possível perceber obtivemos muitas respostas afirmativas e uma porcentagem
de dúvida. Significando que uma porcentagem dos alunos gostou e acredita que o
método irá funcionar e outra porcentagem ainda tem insegurança para aplicar o
método.
OBSERVAÇÃO: Computadores com acesso à internet e ao Adobe
Flash Player
Data e horário: 04/10/2018
Carga horária: 50
minutos
Local: Laboratório
de informática
Público-alvo: Alunos
e professores da área de ensino
Número máximo de participantes:
25-30
Referências
FERREIRA,
D.M.; FRACETO, L. F.; LEONARDO, F. Histórias em Quadrinhos: Uma Ferramenta para
o Ensino de Química. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA,7º, 2009, Salvador/BA. Anais.
Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Química, 2009.
MORTIMER,
E. F. Sobre chamas e cristais: a linguagem cotidiana, a linguagem científica e o ensino de Ciências-
Ciências, Ética e Cultura na Educação. 1. Ed. São Leopoldo: Unisinos, p. 099-118, 1998.
SANTOS,
F. M. T.; MORTIMER, E. F. Estratégias e
táticas de resistência nos primeiros dias de aula de química. Química Nova
na Escola, nº 10, novembro, 1999.
VERGUEIRO,
W.; RAMOS, P. Quadrinhos na Educação
– da rejeição à prática. São Paulo:
Editora Contexto, 2009.
MONTEIRO,
B. A. P. O Portal Eletrônico Interativo:
Contexto, Estrutura, Possibilidades de
Navegação e Discursos sobre Formação de Professores de Química. Química
Nova na Escola, v. 32, 2010.
RAMOS, P.; VERGUEIRO, W. Como usar as histórias
em quadrinhos na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2009.
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