quinta-feira, 29 de novembro de 2018


Plano de aula – Tema: Polaridade e Solubilidade- AULA PRÁTICA
Tempo de aula: 45-50 min. Professora: Thamaris de Melo Souza.
Turma: 1º Ano D do Ensino Médio
Introdução: No que se refere à solubilidade: os compostos se dissolverão bem em solventes com polaridades semelhantes. Os compostos iônicos e os polares tendem a se dissolver bem em solventes polares e os compostos pouco polares tendem a se dissolver bem em solventes pouco polares. O tamanho da cadeia carbônica solubilidade em água, mesmo alcoóis e ácidos carboxílicos, que são muito solúveis em água, tem sua solubilidade diminuída com o aumento da cadeia carbônica, pois dessa forma se aumenta o caráter apolar.
Conhecimento Prévio: Conceitos soluções homogêneas e heterogêneas; solubilidade; polaridade.
Objetivos: Conseguir aprofundar os conhecimentos dos alunos a respeito de solubilidade e as suas especificidades; dos tipos de soluções homogêneas e heteregonêneas; e da polaridade. Através das explanações e discussões com os discentes durante a aula e dos experimentos práticos.
Recursos Didáticos: Lousa, giz, álcool 96°, óleo de cozinha, sal de cozinha, água, terra, leite e corante de alimentos a base de água.
Desenvolvimento: A metodologia escolhida para essa aula é a aula expositiva dialogada, com auxílio de experimentação prática, onde por meio de exemplificações e dúvidas o tema será trabalhado de maneira interligada e mais aprofundada, levando em consideração o conteúdo prévio apreendido e o as vivências dos discentes.
Finalização e Avaliação: Será feito alguns experimentos, e durante a condução dos mesmos serão realizados alguns questionamentos e depois será feito um breve resumo na lousa em conjunto com os alunos, levantando os pontos principais das diferenças de polaridade e de como elas interferem na solubilidade  A avaliação acontecerá de forma processual e contínua. E por meio dessa interação, será possível verificar se eles estão apreendendo o conteúdo, conseguindo compreender a sua importância e aplicabilidade no dia-a-dia. 
Referências:
ANTUNES, M. T.; NOVAIS, V. L. D. Vivá: química: volume 1: ensino médio- Curitiba : Positivo , 2016.
LISBOA, J. C. F.; et al. Ser Protagonista - Química, 1º Ano - Ensino Médio. 3. ed. São Paulo, Edições SM, 2016.

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