Plano de aula – Tema: Polaridade e
Solubilidade- AULA PRÁTICA
Tempo de aula: 45-50 min. Professora:
Thamaris de Melo Souza.
Turma:
1º Ano D do Ensino Médio
Introdução: No que se
refere à solubilidade: os compostos se dissolverão
bem em solventes com polaridades semelhantes. Os compostos iônicos e os polares
tendem a se dissolver bem em solventes polares e os compostos pouco polares
tendem a se dissolver bem em solventes pouco polares. O tamanho da cadeia
carbônica solubilidade em água, mesmo alcoóis e ácidos carboxílicos, que são
muito solúveis em água, tem sua solubilidade diminuída com o aumento da cadeia
carbônica, pois dessa forma se aumenta o caráter apolar.
Conhecimento
Prévio: Conceitos soluções homogêneas e heterogêneas; solubilidade;
polaridade.
Objetivos: Conseguir aprofundar os conhecimentos dos alunos a
respeito de solubilidade e as suas especificidades; dos tipos de soluções
homogêneas e heteregonêneas; e da polaridade. Através das explanações e
discussões com os discentes durante a aula e dos experimentos práticos.
Recursos Didáticos:
Lousa, giz, álcool 96°, óleo de cozinha, sal de cozinha,
água, terra, leite e corante de alimentos a base de água.
Desenvolvimento: A metodologia escolhida para essa aula é a aula expositiva
dialogada, com auxílio de experimentação prática, onde por meio de
exemplificações e dúvidas o tema será trabalhado de maneira interligada e mais
aprofundada, levando em consideração o conteúdo prévio apreendido e o as
vivências dos discentes.
Finalização e
Avaliação: Será feito alguns experimentos, e
durante a condução dos mesmos serão realizados alguns questionamentos e depois
será feito um breve resumo na lousa em conjunto com os alunos, levantando os
pontos principais das diferenças de polaridade e de como elas interferem na
solubilidade A avaliação acontecerá de
forma processual e contínua. E por meio dessa interação, será possível
verificar se eles estão apreendendo o conteúdo, conseguindo compreender a sua
importância e aplicabilidade no dia-a-dia.
Referências:
ANTUNES, M. T.; NOVAIS, V.
L. D. Vivá: química: volume 1: ensino médio- Curitiba : Positivo , 2016.
LISBOA, J. C. F.; et al. Ser
Protagonista - Química, 1º Ano - Ensino Médio. 3. ed. São Paulo, Edições
SM, 2016.
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